domingo, 7 de agosto de 2011

Historiadora faz resgate da cultura italiana em Cordeirópolis

Um comentário:

  1. 01/08/2011 Historiadora faz resgate da cultura italiana em Cordeirópolis
    A Universidade de Estudos de Parma é uma das mais antigas universidades do mundo



    A historiadora Luciana Facchinetti fará nos próximos meses um levantamento da cultura italiana em Cordeirópolis. O estudo é uma parceria com a Prefeitura Municipal e faz parte de um trabalho desenvolvido para a Universidade de Estudos de Parma, na Itália.

    A Universidade de Estudos de Parma é uma das mais antigas universidades do mundo, fundada no século 11 é organizada em doze faculdades e tem aproximadamente 30.000 alunos.

    De acordo com a Diretora de Coordenadoria de Cultura e Turismo Fernanda Bellinaso esse estudo será muito importante para embasar e fomentar o turismo na cidade já que a Itália está diretamente ligada com a população cordeiropolense. “Através desse estudo podemos ter um levantamento com uma base teórica de muitos pontos turísticos na cidade além de resgatar a cultura italiana que foi regionalizada” disse.

    Ainda Segundo Fernanda, o bairro de Cascalho será o local onde a pesquisa será realizada. “Cascalho é um bairro rico na cultura italiana que precisa ser explorada, por isso quando a Luciana Facchinetti nos procurou abrimos as portas da cidade para essa oportunidade de conhecer mais profundamente a nossa história” completou.

    No bairro de Cascalho, os primeiros proprietários foram imigrantes dinamarqueses, suecos e noruegueses, mas estes ficaram no bairro até 1893 por não se adaptarem ao clima da região. Então vieram os italianos, na sua maioria vênetos, que fixaram morada no bairro onde grande parte de seus descendentes estão nas mesmas propriedades até hoje.

    O bairro ainda conta a Associação Trevisani nel Mondo, tem caráter internacional, e tem o objetivo de congregar os trevisanos residentes no exterior, seus descendentes e todas as pessoas sensíveis aos problemas dos imigrantes de origens na Província de Treviso, localizada na Região do Vêneto, norte da Itália.

    Publicado por: Assessoria de Imprensa de Cordeirópolis

    ResponderExcluir